A Honda do Brasil prepara o lançamento no mercado doméstico da nova geração do Civic -veículo que chega totalmente reformulado, inclusive no posicionamento de mercado, já que sua versão topo de gama, com preço acima de R$ 120 mil reais, buscará competição com modelospremium.
Novo Civic 2017 x Audi A3 Sedan 1.4 Flex
A versão topo do novo Civic no Brasil será a Touring, e a única que adotará o motor 1.5 Turbo associado à uma transmissão automática CVT;. Em testes nos EUA, esse powertrain consegue levar o sedã de 0 a 100 Km/h em menos de 7 segundos, com velocidade máxima em torno de 205 Km/h.
Com as adaptações para usar a gasolina brasileira o desempenho deve cair, mas ainda assim ficando acima do observado no A3 Sedan 1.4 Flex Automático nacional (e abaixo do A3 Sedan 2.0 Ambition) que é um dos modelos premium que a montadora japonesa mira.
Nessa faixa de R$ 120 mil reais há versões bem completas do A3 Sedan 1.4 Flex nacional, e o modelo alemão leva grande vantagem sobre o japonês tanto em termos de comportamento dinâmico quanto de acabamento e tecnologia.
O Civic Touring, mesmo com suspensão multilink e números de aceleração melhores, não é páreo para o A3 Sedan 1.4 Flex nacional em condução esportiva, já que o Audi tem ajuste de suspensão mais refinado e direção mais acertada, segundo relatos da revista Car and Driver que avaliou os dois carros.
Audi A3 Sedan 1.4 Flex - interior |
Novo Honda Civic 2017 - interior |
Novo Civic x VW Jetta TSI
Outro modelo que o Civic 1.5 Turbo enfrentará será o Jetta, que, em sua versão Highline (topo de gama), conta com o competente motor 2.0 TSI de 211 cavalos associado com transmissão DSG de 6 marchas. Em termos de desempenho, o Jetta 2.0 será um páreo mais duro para o Civic Turbo em termos de números de aceleração e retomadas, mas novamente o comportamento dinâmico do alemão será melhor.
Além disso, o Jetta 2.0 TSI com câmbio DSG-6 mostra-se mais prazeroso em condução esportiva. O Civic 1.5 Turbo CVT, apesar de contar com um conjunto eficiente, tem a tradicional monotonia das transmissões CVT - que mantém o motor em uma rotação de melhor rendimento.
No que respeita ao design, o Civic tem visual mais moderno que o Jetta, tanto externa quanto internamente.
VW Jetta Highline TSI - interior |
Novo Civic x Chevrolet Cruze
O novo sedã japonês chegará ao mercado quase que simultaneamente ao Novo Cruze 2017, da Chevrolet. O modelo de origem norte-americana - fabricado na Argentina - adota um motor 1.4 Turbo de 150 cavalos, com transmissão automática de seis marchas.
O Cruze também é um projeto totalmente novo, mas o estilo do Civic ficou ainda mais esportivo, pelo menos externamente. Já no interior, há uma certa equivalência entre os dois modelos.
Novo Honda Civic 2017 - painel de instrumentos |
Novo Chevrolet Cruze 2017 - painel |
Novo Civic x Corolla
E como não poderia deixar de ser, o Novo Civic 2017 enfrentará também o líder do segmento, o Corolla, que deverá receber aperfeiçoamentos até o final do ano.
Ocorre que a competição com o Corolla, assim como as versões mais baratas de Jetta, será missão das versões de entrada do Novo Civic 2017, que manterão o motor 2.0 16V de 155 cavalos do Civic atual, mas acoplado à nova transmissão automática CVT.
Novo Honda Civic 2017 - interior |
Toyota Corolla Altis - interior |
Conclusão
O Novo Honda Civic 2017 é um dos lançamentos mais aguardados do ano, e sua chegada ao mercado, juntamente com o Novo Cruze, e o facelift do Corolla, ampliará a competição no segmento.
Além disso, versões mais caras e sofisticadas do Civic buscarão competir em uma faixa de mercado premium, que atualmente é exclusiva dos sedãs premium alemães, como o A3 Sedan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário